Trem

A SuperVia Concessionária de Transporte Ferroviário S.A. (“Companhia” ou “Concessionária”) é uma empresa nacional, que desde 1998 é responsável pela prestação de serviços de transporte ferroviário de passageiros na região metropolitana do Rio de Janeiro pelo prazo inicial de 25 anos, renovado por igual período em 2010 pelo Oitavo Termo Aditivo.  Assim, o contrato, cujo prazo inicial de vigência encerrava-se no dia 31 de outubro de 2023, fica, prorrogado até o dia 31 de outubro de 2048.

Abrangem cinco grandes linhas ferroviárias metropolitanas e 270 quilômetros de vias permanentes.

Está sujeita a fiscalização da Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (AGETRANSP).

Em 2014 foi assinado o Nono Termo Aditivo de Contrato, no qual a Supervia deixou de adquirir 10 novos trens e reformar 41 trens para reformar seis estações ferroviárias estratégicas para as Olimpíadas (São Cristóvão, Deodoro, Magalhães Bastos, Vila Militar, Ricardo de Albuquerque e Engenho de Dentro) em troca do Estado do Rio de Janeiro comprar 22 novos trens. 10 deles, comprados da empresa chinesa China National Machinery Import & Export Corp, foram entregues em 2016. Os outros 12 serão feitos pela AlstomBrasil Energia e Transportes S.A, com previsão de entrega pelo Estado até o final de 2018.

No final de 2017 foi assinado mais um termo aditivo, dessa vez pra permitir a realização de investimentos acessórios pela Supervia ou outras empresas nas áreas da ferrovia, como, por exemplo, a construção de shoppings e empreendimentos imobiliários.